rotate background

Casas de campo: projetos, dicas e 50 inspirações para construir

Muito comum em cidades do interior e locais que possuem contato direto com o meio ambiente, a casa de campo é uma ótima opção para buscar refúgio, afastar o estresse e curtir a natureza.

Promovendo aconchego e descanso, a casa de campo normalmente possui design rústico, com muita madeira, pedras e janelas amplas para que se possa usufruir ainda mais da paisagem ao seu redor.

Para a designer de interiores Lívia Ribeiro, uma casa campestre se baseia no conceito de descanso: “atividades relacionadas à natureza que rodeia uma casa de campo, como o próprio nome sugere, ajuda no relaxamento do corpo, da mente e auxilia a nos desligarmos daquilo que ficou para trás, na casa e na rotina da cidade grande”, revela.

Onde construir uma casa de campo

Foto: Reprodução / Casa Terra, de Bernardes Arquitetura

Foto: Reprodução / Casa Terra, de Bernardes Arquitetura

Lívia afirma que, geralmente, quem adquire uma casa de campo procura por terrenos afastados, regiões serranas e campestres, nos interiores das grandes metrópoles, assim o cantinho destinado ao refúgio da cidade estará garantido durante feriados prolongados, finais de semana ou férias. “Há até quem more em suas casas de campo, optando por manter-se afastado da loucura dos grandes centros, mesmo perdendo algumas horas a mais no trânsito durante o deslocamento para o trabalho”, explica.

Para a designer, o fato de se estar longe da cidade não quer dizer que o conforto e o estilo devem ser deixados de lado. Pelo contrário, quando se vai ao meio do campo, tudo o que se quer é sentir-se em casa, em um lugar em que a decoração esteja à altura da beleza que a natureza ao redor oferece.

“Casas de campo são construídas de uma forma onde é possível contemplar a natureza externa, portanto bastante vidro é utilizado, rendendo paisagens únicas e particulares. A maioria das pessoas associa casas de campo a construções rústicas, mas isso é passado. Estruturas metálicas ou tijolo de barro são muito usados hoje em dia e dão um resultado incrível. Brincar com texturas e cores em seu interior completa o charme desse tipo de construção”, esclarece a designer.

Considerações importantes para esse tipo de investimento

Foto: Reprodução / Residência Marigold, de André Luque Arquitetura

Foto: Reprodução / Residência Marigold, de André Luque Arquitetura

A profissional ressalta que, para se construir uma casa de campo, é preciso tomar certos cuidados como escolher o terreno destinado a construção, observando se o local escolhido possui saneamento básico e segurança. Outro ponto importante é atentar-se para a posição do sol, deixando os ambientes internos em que não se deseja o aquecimento solar, contrários a essa localização. “Para isso, evidencia-se a necessidade de contratar um arquiteto ou engenheiro que irá auxiliar da melhor forma possível no projeto a ser desenvolvido”, instrui Lívia.
Confira mais orientações da designer:

  • Estilo escolhido: “quanto ao estilo, não é necessário se prender ao rústico como a maioria, escolha o seu e invista nele”, orienta a designer.
  • Elaboração de um projeto: “o projeto deve ser feito com atenção e revisto quantas vezes forem necessárias. Para a divisão interna, a sugestão é fazer ambientes amplos e bem integrados favorecendo o convívio”, recomenda a profissional.
  • Utilize a paisagem: “lembrando de aproveitar da paisagem externa como já dito anteriormente. Isso é possível com grandes janelas, amplos quintais e, às vezes, aberturas internas, contemplando uma árvore, por exemplo, para aqueles mais ousados”, aconselha Lívia.
  • Recursos de qualidade: “procurar por materiais de qualidade dando preferência aos que são fabricados de maneira sustentável. Madeiras certificadas em vigas aparentes e para o piso, pedras, tijolos e materiais de demolição são materiais resistentes, que valorizam esse tipo de construção”, frisa a designer.
  • Aproveite: “depois da obra concluída, é só aproveitar ao máximo esse cantinho feito para você, familiares e amigos nos momentos de descanso e convivência”, enfatiza Lívia.

4 projetos brasileiros de casa de campo incríveis

Se você possui interesse em construir uma casa de campo mas tem dúvidas sobre o estilo e a decoração, confira alguns projetos de profissionais brasileiros e escolha qual você se identifica mais:

1. Residência Parque dos Manacás, de Juliana Sorolla Mancini

Este projeto, realizado pelo escritório de arquitetura Sorolla Mancini, foi executado na cidade de Jundiaí, São Paulo, em um terreno de 5.000m², utilizando cerca de 790m² de área construída. A arquiteta utilizou concreto armado e madeira itaúba para a estrutura; para a alvenaria, tijolos de cimento e barro e como cobertura telhas de cerâmica e vidro.

A decoração segue uma linha contemporânea, com alguns elementos clássicos. O piso escolhido é de madeira, trazendo mais aconchego ao ambiente. O vidro está em várias partes: desde portas e corredor a janelas amplas, aproveitando a iluminação natural.

2. Casa no Vale do Paraíba, de Elisabeth Berlato

A proprietária, arquiteta responsável pelo projeto, optou por utilizar na construção madeiras e tijolos de barro. Casa avarandada, possui área gourmet com churrasqueira e cozinha com 53m² e fogão à lenha.

Para acomodar os hóspedes, a casa possui um anexo com duas suítes, trazendo conforto e privacidade para quem está visitando o local. Matéria prima vastamente utilizada no interior do imóvel, a madeira é encontrada nos pisos, forro e escadas. Tons terrosos garantem a harmonia da casa em meio à natureza.

3. Casa de Campo em Ibiúna, de Célia Orlandini

Esta construção com 180m² foi realizada pela arquiteta na cidade de Ibiúna. A intenção de Orlandini foi valorizar processos artesanais na execução do projeto, deixando o imóvel ainda mais charmoso e especial. Sua fachada é voltada para a represa, garantindo uma bela paisagem logo na entrada.

O espaço que liga a área gourmet à varanda possui mesa e cadeiras de madeira para aproveitar ainda mais a natureza. A área gourmet situa-se em um anexo construído com estrutura metálica de cobertura transparente, garantindo a integração do imóvel ao ambiente. Lareira, forno de pizza e bancada de alvenaria complementam o visual bucólico.

4. Casa de Campo Cabreúva, da Cactus Arquitetura

Casa de campo com inúmeras opções para descanso e diversão. Esta residência executada pela Cactus Arquitetura é localizada em Cabreúva e foi projetava para receber amigos e familiares. Área de jogos, local reservado para banheira, sala para meditação e campo próprio para a prática de bocha são algumas das opções de entretenimento do local.

Na decoração, muitos móveis rústicos de madeira, construção com tijolos de barro aparentes e ripas de madeira no telhado fazem dessa casa a típica casa de campo. Ideal para fugir da correria do dia-a-dia e dedicar um tempo ao relaxamento e renovação de energias.

42 inspirações para decorar casas campestres

Decorar uma casa de campo é tarefa simples. Basta saber o estilo que mais lhe agrada e adaptá-lo para as características de casas em meio à natureza. Móveis rústicos e madeira aparente são itens que não podem faltar, mas isso não impede em nada se você deseja adicionar um lustre mais clássico. O estilo rústico é versátil e pode ser associado com outros tipos de decoração.
Tapetes são bem-vindos, pois ajudam a aquecer o ambiente e a dar a sensação de aconchego.

As casas campestres ficam ainda mais especiais se possuírem uma lareira, principalmente em regiões serranas. Almofadas de pele ou crochê deixam a decoração ainda mais elegante e quadros de paisagens e flores ajudam a complementar o visual. Cores fortes são bem-vindas e tons terrosos deixam a decoração ainda mais característica.

Vale frisar que, apesar da lembrança de imóveis com tijolos e madeira aparente quando se fala em casa de campo, atualmente esse tipo de construção possui design variado, podendo apresentar um estilos mais moderno, com linhas retas, sem perder sua finalidade.

Confira abaixo uma seleção de casas de campos ilustrando a variedade de estilos que podem estar aparecer nessas propriedades:

Se você busca um refúgio em meio a natureza, investir em uma casa de campo é a opção ideal para passar alguns dias descansando ou mesmo fazer dela a sua moradia. Escolha seu estilo favorito e coloque o sonho em prática.

Artigo por ANA CLAUDIA KORDELOS, extraído de Tua Casa.

  • /

Adicionar Comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *