Pendentes na decoração
O pendente é um acessório que oferece funcionalidade e beleza à decoração. Antigamente era usado apenas em mesas de jantar e o modelo utilizado eram os famosos lustres de cristais, hoje, além de ajudar a valorizar esse móvel e espaço, pode ser destaque em outros ambientes da casa, como banheiros, quartos, cozinha e home office, pois encontram-se em diferentes cores, tamanhos, modelos, estilos e valores.
É preciso ter atenção na hora de fazer um projeto luminotécnico, pois uma boa iluminação faz toda a diferença e passou a ser um dos principais detalhes de uma decoração. Se tivermos um pé direito que permite um rebaixo em gesso de no mínimo 15 cm, o ideal é embutirmos os spots técnicos e deixarmos os pendentes em destaque valorizando ainda mais o projeto.
Prever os locais dos pendentes centralizando-os com os móveis que deseja destacar em um projeto é importante para que o eletricista possa executar o ponto de elétrica de forma exata, pois esse é um erro muito frequente e atrapalha o resultado final, não favorecendo o ambiente. Outro erro comum é a altura do pendente. O ideal é que seja instalado a 60/70cm da mesa de jantar, mesmo não sendo regra e podendo variar de acordo com o modelo utilizado. Ainda nesse caso, atentar para as lâmpadas, que não podem ser muitos fortes, pois incomoda na hora das refeições, já que as pessoas estarão sentadas e a iluminação direcionada para baixo.
E que tipo de pendente utilizar para uma sala de jantar? Visualmente falando, mesas quadradas e retangulares são mais versáteis e podem receber pendentes com cúpulas dos mais variados formatos. Já as mesas redondas ou ovais ficam mais harmoniosas com pendentes do mesmo formato. Para os demais ambientes, siga de acordo com a decoração e o pendente escolhido, atentando para a usabilidade do espaço.
Depois de tantas dicas, chame seu arquiteto de interiores e abuse da criatividade para deixar seus ambientes mais bonitos, criativos, ousados e destacar aquele móvel que tanto ama. Abaixo alguns dos pendentes utilizados por mim em alguns projetos já executados:
Adicionar Comentário